Medição de dureza
O aço endurecido requer equipamentos de teste de alta qualidade e preparação cuidadosa da superfície para garantir a qualidade e obter as medições precisas e corretas.
Teste de dureza
1. Selecionar a peça de teste
A peça de teste deve ser pelo menos 8 vezes mais espessa do que a profundidade de impressão.
2. Cortar a peça de teste
A peça de teste deve ser cortada com equipamentos que evitem o impacto térmico na mesma. Se a peça de teste for aquecida acima de 160°C o resultado do teste será considerado inválido. O calor acima das temperaturas aprovadas afetará a dureza do aço.
3. Polir a superfície de teste
A superfície de teste deve ser polida e estar livre de óxido antes de iniciar o teste. Veja o exemplo abaixo de uma superfície corretamente preparada:
NÃO OK OK
4. Selecionar o equipamento de teste correto
O equipamento de teste deve ser feito especificamente para testar aço endurecido. Veja o exemplo abaixo:
O teste é realizado aplicando uma esfera especificada com força à superfície preparada. A largura do diâmetro da área de penetração especifica a dureza. Veja o exemplo abaixo:
O teste deve ser realizado com um equipamento de teste Brinell calibrado. Uma esfera de metal duro de 10 mm é forçada contra a superfície 0,5-1 mm abaixo da superfície da peça de aço, e com uma força de 3000 kg. O ângulo deve ser 90 graus contra a superfície de teste.
CUIDADO!
Os equipamentos de teste portáteis e manuais não são suficientes para obter um resultado confiável e, portanto, não são suficientes como equipamentos de medição. Veja exemplos abaixo:
Olofsfors AB - Escritório principal
Telefone: +46 (0) 930-396 00
E-mail: info@olofsfors.se
Endereço: Olofsfors AB - Escritório principal
Olofsfors 11
SE-914 91 Nordmaling, SE